Students with the Cambridge qualifications enrolled immediately … at a rate of almost 75%, compared with the US national rate of 68%

As qualificações de Cambridge provam ser uma boa preparação para estudos universitários nos Estados Unidos

Entrar na faculdade nos Estados Unidos é notoriamente competitivo. Com a disputa por vagas tornando-se cada vez mais global, algumas das faculdades mais difíceis de entrar aceitam apenas 5% dos candidatos.

Além disso, ser admitido é só o começo. Os números do Ministério da Educação dos Estados Unidos indicam que aproximadamente 80% dos norte-americanos se matricularão na faculdade em um dado momento, embora somente a metade deles se formará em um curso universitário com quatro anos de duração.

Levando em conta esses fatores, de que forma as qualificações que os alunos adquirem no ensino médio podem ajudar a aumentar suas chances de entrarem e serem bem-sucedidos na universidade?

Realizei extensa pesquisa nos últimos sete anos para avaliar como é o desempenho na faculdade dos alunos com qualificações de Cambridge.

Em conjunto com os meus colegas, investiguei se os cursos de Cambridge contribuem mais para o bom desempenho dos alunos do que os outros programas,considerando tanto fatores quantitativos quanto qualitativos.

As qualificações de Cambridge International têm sido uma escolha cada vez mais comum nas escolas dos Estados Unidos. Somos um dos vários provedores de grades curriculares e avaliações juntamente com o International Baccalaureate (IB) e o estadunidense Advanced Placement (AP).

Atualmente, trabalhamos com mais de 400 escolas, oferecendo tanto AS quanto A Levels, assim como um programa de estudos completo “intensivo”, o Cambridge Advanced International Certificate of Education (Certificado Internacional Avançado de Educação), que é uma combinação de AS e A Levels.   

Admissão em faculdades

Nossa primeira análise teve como objetivo descobrir se as qualificações de Cambridge ajudaram os alunos a serem admitidos na faculdade, e a resposta foi um sonoro sim. Dados da National Student Clearinghouse, abrangendo 3.600 faculdades e universidades, demonstraram que os alunos com qualificações de Cambridge se matricularam imediatamente na faculdade (isto é, até o mês de dezembro imediatamente após a conclusão do ensino médio) com um índice de mais de 75%, em comparação com um índice nacional dos Estados Unidos de 68%.  

Sucesso no primeiro ano

Então perguntamos: os alunos de Cambridge têm desempenho melhor no primeiro ano de faculdade do que os outros alunos (de acordo com os GPAs ou “média de notas”)?

A nossa pesquisa, que utilizou dados de mais de 8.500 alunos da Universidade Estadual da Flórida, nos revelou que sim, que os alunos que concluíram o programa intensivo de Cambridge obtêm melhores GPAs no primeiro ano de faculdade do que os alunos que concluíram o programa do IB e aqueles que não se matricularam em nenhum programa intensivo (levando em conta as pontuações de SAT, gênero e raça).

Não houve diferença significativa nos GPAs entre os alunos de Cambridge e aqueles que haviam concluído cursos do AP. Entretanto, tendo em vista que Cambridge é relativamente nova nos Estados Unidos, ao passo que o IB e o AP fazem parte do cenário norte-americano de educação há muito mais tempo, é digno de nota que Cambridge esteja tendo um impacto tão significativo na vida dos alunos.

Permanência no curso

Até aqui tudo bem. Porém, sabemos que ter um bom desempenho na universidade significa muito mais do que somente alcançar a pontuação máxima no GPA do primeiro ano. Sendo assim, analisamos também se possuir as qualificações de Cambridge melhoraram as chances de um aluno permanecer na universidade.

Descobrimos que, quanto mais créditos os alunos conquistaram por meio de programas de ensino intensivo no ensino médio, menor a probabilidade de eles abandonarem a universidade. Os alunos que conquistaram o mesmo número de créditos por meio dos programas de Cambridge e do AP mostraram-se igualmente propensos a permanecerem  curso. Entretanto, os alunos de Cambridge estavam mais propensos a continuarem seus estudos do que os alunos do IB.  

Uma fase posterior da nossa pesquisa com a Universidade Estadual da Flórida analisou a relação entre os programas intensivos de aprendizagem e a matrícula em Estudos Individuais Direcionados (pesquisa realizada sob orientação) ou o programa de graduação com honras (um conjunto de cursos que permite aos alunos estudar sua disciplina de forma mais aprofundada).

Descobrimos que a probabilidade de os alunos realizarem Estudos Individuais Direcionados e de se matricularem em programas acadêmicos aumenta com o número de horas-crédito conquistadas por meio dos programas de Cambridge e do IB e AP. Em outras palavras, quanto mais estudos pré-nível superior um aluno realiza, maior a probabilidade de ele ser altamente engajado em seus estudos universitários.

Graduação no prazo previsto

A base de dados mais ampla da National Student Clearinghouse confirma que os alunos com qualificações de Cambridge são mais propensos a se formarem do que os alunos com outras qualificações. Além disso, os alunos de Cambridge também são mais propensos a concluírem seus estudos dentro do prazo previsto. Sessenta por cento dos alunos de Cambridge se formam em quatro anos, contra 55% dos alunos do AP e 46% dos alunos dos Estados Unidos.      

Cambridge deixa os alunos prontos para a faculdade

Realizamos entrevistas com professores e alunos em cinco escolas de ensino médio dos estados da Flórida e Virgínia, assim como na Universidade Estadual da Flórida e na Universidade de Minnesota. Ouvimos que os cursos de Cambridge encorajam bons hábitos de estudo, motivam e satisfazem alunos e os preparam para programas de estudo pós-secundários, especialmente na faculdade. Em suma, Cambridge deixa os alunos prontos para a faculdade.

As qualificações de Cambridge vão além do ensino de habilidades como tomada de anotações, redação de monografias e capacidade de falar em público, envolvendo estratégias para lidar com cargas de trabalho mais intensas e pesquisas independentes.

Embora alguns alunos tenham tido dificuldade, eles sentiram que Cambridge os ajudou a darem o melhor de si. Isso costuma significar que eles acharam o início da faculdade relativamente fácil.

Os alunos de Cambridge também valorizaram as habilidades de pensamento crítico que o programa os ajudou a desenvolver, além da capacidade de trabalhar de forma independente. Acima de tudo, eles tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre gestão de tempo e a lidar melhor com o estresse. Como um aluno mesmo disse: “Um programa de Cambridge é uma versão miniatura da faculdade.” 

Próximos passos

À medida que nossas qualificações se tornam mais comuns nos Estados Unidos, continuaremos a monitorar como os alunos de Cambridge se saem na faculdade, a fim de garantir que estejamos provendo a melhor educação possível para prepará-los para a universidade e para o mundo.    


Quer saber mais sobre a Jornada Cambridge? Contate nosso time na América Latina e entenda como Cambridge está preparando os alunos para o mundo em nossa região.


[i] Programas intensivos como o AICE têm crescido em popularidade nos Estados Unidos nos últimos anos. Eles podem variar de matérias adicionadas ao programa regular de estudos de um aluno a programas mais completos com o objetivo de desenvolver habilidades de pensamento superior e conhecimentos profundos sobre matérias.      

Sugestões de leitura

Shaw, S. D. & Bailey, C. (2011). Success in the US: are Cambridge International Assessments good preparation for university study? Journal of College Admission, No.213, pp.6-16, (Fall 2011)

Shaw, S. D. (2011). Investigating the impact of Cambridge International Assessments on US stakeholders: student and teacher perceptions. College and University: Educating the Modern Higher Education Administration Professional, Vol.87, No.2, pp.12-23, (Fall 2011)

Shaw, S. D. & Bailey, C. (2011). An American university case study approach to predictive validity: Exploring the issues. Research Matters, Issue 12, pp. 18-26, (June 2011)

Shaw, S. D., Warren, J. & Gill, T. (2014). Assessing the impact of the Cambridge international acceleration program on US university determinants of success: a multi-level modelling approach. College and University Educating the Modern Higher Education Administration Professional. Vol. 89, No.4, (Summer 2014)

Shaw, S. D. & Werno, A. W. (2016). Preparing for college success: exploring the impact of the high school Cambridge acceleration program on US university students.  College and University: Educating the Modern Higher Education Administration Professional, Vol.91, No.4

Vidal Rodeiro, C., Crawford, C. & Shaw, S. D. (2017). From ‘AICE’-ing the test to earning the degree: enrollment and graduation patterns among students with the Cambridge Advanced International Certificate of Education (AICE) Diploma. College and University: Educating the Modern Higher Education Administration Professional, Vol.92, No.4, pp. 12-23, (Fall 2017)

Shaw, S. D. & Vidal Rodeiro, C. (2019). The value of predictive validity studies and the need for ‘fit-for-purpose’ data to inform postsecondary admissions policies and decision-making in the United States. Strategic Enrollment Management Quarterly: Advancing research in enrollment and student success. AACRAO. Volume 6, No. 4, pp.23-39, (Fall 2018) 

Share this  

Leave a Comment

Stuart Shaw
By Stuart Shaw

Antes de liderar uma equipe de pesquisa na área de exames internacionais, Stuart trabalhou com produtos de Cambridge ESOL com responsabilidade específica em Escrita. Ele tem interesse principalmente em demonstrar como a Avaliação de Cambridge busca atender às demandas de validade em seus exames.

View all posts by Stuart Shaw